COMO CRIAR EFEITO DE ÁGUA NO VRAY 3.4 PARA SKETCHUP
Atualizado: 21 de Jul de 2019
Deseja aprender como criar o mesmo efeito de água da imagem do post, em apenas 4 passos.
Nós que usamos o Vray 3.4, ou a verão mais recente sabemos a dificuldade que é criar alguns matérias com qualidade. Dentre eles é como criar efeito de água no VRay 3.4 para Sketchup.
Diante de tal situação, segue um passo a passo para você que já sabe usar o Vray 3.4. Basta seguir exatamente.
______________________________________
Conheça nossa Template para Revit: https://www.studiod3d.com.br/template-para-revit
Sem mais delongas, veja o passo a passo.
1º PASSO – Antes disso é necessário fazer uma face nos limites da piscina modelada no Sketchup, para que seja aplicado o material a ser criado, conforme o passo a seguir.
2º PASSO – Criar um material Genérico a partir do ASSET EDITOR do Vray:
Para isso, abra a Lista de Materiais do Vray e clicar no ícone NOVO MATERIAL –GENERICO - renomear para AGUA, caso ainda não saiba como fazer, basta clicar com o botão direito do mouse, e selecionar RENOMEAR.
3º PASSO – Selecionar na face do Sketchup, onde será aplicado a Água, e no material da água que foi criado na Lista de Materiais, deverá clicar com o botão direito e selecionar a opção APPLY MATERIAL TO SELECTION (Aplicar no material selecionado).
Após, ter feito isso, siga os passos a seguir para a criação do material:
4º PASSO – Clicar em CONFIGURAÇÕES (ícone da engrenagem do ASSET EDITOR), e a seguir em VrayBRDF para configurar os seguintes parâmetros:
VRAY BRDF
- DIFFUSE: Deixar 100% preto.
- REFLECTION:
*Reflect: Adicionar mapeamento FALLOFF. Para isso deve clicar no icone quadriculado que está a direita de Reflect.
*Reflection Glossiness: valor 1;
*Use Fresnel: Desabilitar;
*Lock Fresnel IOR: Habilitado – 1,6;
- REFRACTION:
*Refract: Colocar as cores quase totalmente branco (RGB 253,253,253), para alterar esses valor basta clicar onde está a cor, e alterar os valores de VERMELHO, VERDE e AZUL, conforme acima.
*Fog Color: (RGB 210,246,255), tonalidade azul.
*FogMultiplier: 0,005; Azul quase transparente, se o valor for muito alto, a água ficará muito azul,.
*IOR: 1,2 a 1,5;
- MAPS
*Bump - Ativar o Bump, na janela ON;
- Adicionar um Mapeamento Bump (Botão Quadriculado em frente a Texture), e colocar as seguintes configurações:
- Colocar o mapa NOISE LEGACY;
- Em PARÂMETROS colocar o SIZE entre 8 e 10. Esse recurso determina o tamanho das ondas que sua água terá.
PRONTO!!
O material deverá ficar com a cor preta, caso contrário alguma coisa não deve ter dado certo. Agora basta renderizar e ver o resultado.
INTERESSANTE
Conheça Template Perfeita para Revit: https://www.studiod3d.com.br/template-para-revit
Conheça Template Inteligente para Autocad: https://www.studiod3d.com.br/template-inteligente-para-autocad
Conheça também, COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET SENDO ARQUITETO.