COMO CRIAR EFEITO DE ÁGUA NO VRAY 3.4 PARA SKETCHUP

Atualizado: 21 de Jul de 2019

Deseja aprender como criar o mesmo efeito de água da imagem do post, em apenas 4 passos.

Nós que usamos o Vray 3.4, ou a verão mais recente sabemos a dificuldade que é criar alguns matérias com qualidade. Dentre eles é como criar efeito de água no VRay 3.4 para Sketchup.


Diante de tal situação, segue um passo a passo para você que já sabe usar o Vray 3.4. Basta seguir exatamente.

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Sem mais delongas, veja o passo a passo.


1º PASSO – Antes disso é necessário fazer uma face nos limites da piscina modelada no Sketchup, para que seja aplicado o material a ser criado, conforme o passo a seguir.


2º PASSO – Criar um material Genérico a partir do ASSET EDITOR do Vray:

Para isso, abra a Lista de Materiais do Vray e clicar no ícone NOVO MATERIALGENERICO - renomear para AGUA, caso ainda não saiba como fazer, basta clicar com o botão direito do mouse, e selecionar RENOMEAR.


3º PASSO – Selecionar na face do Sketchup, onde será aplicado a Água, e no material da água que foi criado na Lista de Materiais, deverá clicar com o botão direito e selecionar a opção APPLY MATERIAL TO SELECTION (Aplicar no material selecionado).

Após, ter feito isso, siga os passos a seguir para a criação do material:


4º PASSO – Clicar em CONFIGURAÇÕES (ícone da engrenagem do ASSET EDITOR), e a seguir em VrayBRDF para configurar os seguintes parâmetros:


VRAY BRDF

- DIFFUSE: Deixar 100% preto.

- REFLECTION:

*Reflect: Adicionar mapeamento FALLOFF. Para isso deve clicar no icone quadriculado que está a direita de Reflect.

*Reflection Glossiness: valor 1;

*Use Fresnel: Desabilitar;

*Lock Fresnel IOR: Habilitado – 1,6;


- REFRACTION:

*Refract: Colocar as cores quase totalmente branco (RGB 253,253,253), para alterar esses valor basta clicar onde está a cor, e alterar os valores de VERMELHO, VERDE e AZUL, conforme acima.

*Fog Color: (RGB 210,246,255), tonalidade azul.

*FogMultiplier: 0,005; Azul quase transparente, se o valor for muito alto, a água ficará muito azul,.

*IOR: 1,2 a 1,5;


- MAPS

*Bump - Ativar o Bump, na janela ON;

- Adicionar um Mapeamento Bump (Botão Quadriculado em frente a Texture), e colocar as seguintes configurações:

- Colocar o mapa NOISE LEGACY;

- Em PARÂMETROS colocar o SIZE entre 8 e 10. Esse recurso determina o tamanho das ondas que sua água terá.


PRONTO!!

O material deverá ficar com a cor preta, caso contrário alguma coisa não deve ter dado certo. Agora basta renderizar e ver o resultado.


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