• Pinterest
  • Facebook
  • Instagram Oficial

©2018 por StudioD3D. 

Formas de Pagamento

Levantamento Planialtimétrico, você sabe qual a finalidade?

Atualizado: 21 de Jul de 2019


Projetando em Condomínios Fechados

Estação-total - usado-para-ler-o-terreno

___________________________________________________________________________________________

Um fator muito importante que todo profissional de arquitetura deve saber além do que se trata o Levantamento Planialtimétrico, é qual a documentação necessária obter antes de projetar, e quais os documentos necessário deverão ser apresentados junto a administração do condomínio.


Sim, será necessário apresentar alguns documentos juntamente com o projeto de arquitetura e outros requisitos, que falarei a seguir.


Um desses requisitos necessários, não só pra condomínios, mas também em qualquer lugar, é o Levantamento Planialtimétrico. O site topografando.com faz a seguinte afirmação: “O levantamento planialtimétrico permite a identificação dos dados tanto dentro de um plano horizontal em uma superfície plana (planimetria) quanto no chamado plano Z, que mede as variações de altura em dois ou mais pontos de um mesmo terreno (altímetria) e assim possibilitando o reconhecimento dos acidentes naturais ou artificiais de um terreno, ajudando no momento de elaboração de um projeto pertinente às necessidades do território”.


CONHEÇA NOSSA TEMPLATE INTELIGENTE PARA AUTOCAD.


Tá! Me explica de forma um pouco mais simplificada!


De forma simplificada, o Levantamento Planialtimétrico determina qual a topografia do terreno que se pretende projetar, informando todos os níveis necessários daquele terreno, tais como: cotas gerais do terreno, identificação do terreno, níveis dos extremos, níveis dos afastamentos, cotas de níveis, identificação de boca de lobo, caixa de inspeção de esgoto, árvores, postes de iluminação e ou energia entre outros fatores que venham a interferir na execução do projeto.


Então, antes de começar a quebrar a cabeça de como será o volume do seu projeto, é aconselhado informar para seu cliente que será necessário a contratação dos serviços de um topógrafo que entenda de como funcione os levantamentos para condomínio.


Após confeccionar o Levantamento, o profissional contratado imprimirá uma cópia ou duas para ser apresentada junto a administração do condomínio para aprovação.


Depois de ser aprovada a cópia ou uma das delas ficará arquivada no condomínio.


Em posse também do uso do solo, vai ser possível verificar se o terreno está dentro de uma ZPA (Zona de Proteção Ambiental), pois o a taxa de ocupação¹ nessas áreas é menor, não podendo passar de 25 % do total do terreno.


- Eiita Juvenal, mas 25% é pouco demais!!


Calma, calma, verifique no regulamento se esse percentual poderá ser alterado.


Provavelmente sim, passando para a classificação de Área de Restrição à Ocupação Urbana, aumentando o percentual para cerca de 40%, sendo que nesses casos a taxa de manutenção² passará a ser a mesma de um lote padrão, e formalmente é informado para o proprietário, sendo que este possui taxa de ocupação máxima de 50%.


Exemplo:


TERRENO DE 1000m²

ZPA 25% - Ocupação da área até 250m² - Taxa de Manutenção valor diferenciado

Área de Restrição 40% - Ocupação da área até 400m² - Taxa de Manutenção – valor padrão

___________________________________________________________________________________________[1] Porcentagem máxima de construção em projeção horizontal permitida em um lote.

[2] Taxa de manutenção: é a chamada taxa condominial, que é cobrada um valor especifico para cada metro quadrado do terreno.


Esse artigo foi útil?


Então, conheça nossa TEMPLATE INTELIGENTE PARA AUTOCAD

Conheça Template Perfeita para Revit: https://www.studiod3d.com.br/template-para-revit


Conheça também, COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET SENDO ARQUITETO

http://bit.ly/dinheiro_online_como_arquiteto

108 visualizações