MEMORIAL DE CÁLCULO DAS ÁREAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA

Atualizado: 21 de Jul de 2019



Com o levantamento aprovado, juntamente com as 02 (duas) cópias do projeto de arquitetura, será exigido o Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Áreas Permeáveis.


Uma super dica: antes de fazer o Memorial é importante que você esteja com a cabeça tranquila, sem estar com o pensamento vagando pela morte da bezerra ou no projeto da Dona Sicrana, que não possui nenhuma relação com esse projeto em questão, pois essa etapa exige bastante atenção.


Nem sempre o Analista te dará uma mãozinha ao te informar que você computou uma área desnecessária para o calculo final da sua área construída total[1], haja vista que em condomínios desse porte, será cobrada uma taxa de aprovação por cada metro quadrado dessa área. Então, nada de ficar desatento.


[1] Somatória de todas as áreas uteis cobertas da edificação, independente do ambiente, sendo considerado as edículas, os pergolados e floreiras cobertas e os beirais com mais de 1 metro.


O que se trata esse Memorial de Cálculo de Áreas?


Memorial de Cálculo nada mais é do que todas as áreas do seu projeto que serão ou não computadas para calculo de área construída ou área permeável, lembrando que área construída é equivalente a dinheiro.


Mais abaixo você poderá ver através da Figura 1, como é representado um Memorial. Sabendo então, o que se trata esse tal de Memorial de Calculo de Áreas, vamos ver quais são essas áreas que serão computadas e as que não serão.


Então, quais são as Áreas a serem descontadas, ou não computadas, para efeito de cálculo da Área Construída Total, sendo elas:


• Toda Área permeável descoberta;


• Pergolados, jardineiras e floreiras descobertas;


Os pergolados cobertos eles são considerados a fim de calculo de área. Lembrando que na hora de projetar os tais pergolados é se atentar para a altura máxima desses objetos, que normalmente devem possuir no máximo a mesma altura do muro de fechamento do terreno. Ah, os muros também possuem altura máxima, que dependendo do condomínio é de 2,00m (dois metros). Se projetar com essa altura não vai ter erro.


Serão admitidos pergolados que caracterizem composição de paisagismo. Para tal, deverá atender os seguintes quesitos: altura máxima de 2,00m (dois metros), projeção máxima de 5,00m² (cinco metros quadrados), ter seu uso obrigatório para plantio de vegetação, não poderá ser caracterizado como área útil ou de ocupação, não poderá ser usado como acesso ou para guarda de veículos.


• Beirais;


Observe, que os afastamentos serão considerados a partir dos beirais, mas isso nós trataremos mais pra frente.


• Área destinada a garagem descoberta (Presta Atenção!! “Garagem descoberta”), observando que não se pode locar a sua garagem no recuo frontal de 5 metros. Imagino que já saiba disso, mas não custa nada lembrar né!?


• Em caso de sobrados, sejam eles de 01 (um) ou 02(dois) pavimentos, já que normalmente o térreo não é considerado com sendo pavimento e sim usado a nomenclatura Térreo mesmo, não terá necessidade de calcular o fosso da escada ou do elevador de forma dupla, ou seja, um para o pavimento inferior e outro para o pavimento superior.




Gostou desse artigo?


CONHEÇA NOSSA TEMPLATE INTELIGENTE PARA AUTOCAD

Conheça nosso Curso de Revit.

Caso já utilize Revit e precisa agilizar mais ainda seus projetos, conheça nossa TEMPLATE PERFEITA PARA REVIT.

Conheça também, como GANHAR DINHEIRO DO ZERO NA INTERNET.


2,101 visualizações
  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram Oficial

CNPJ: 36.190.165/0001-10

Formas de Pagamento

©2018 por StudioD3D.