O que é Light Design e algumas estratégias de aplicação

Atualizado: 21 de Jul de 2019



Você já bateu o olho em alguma obra a noite, se ela estiver bem iluminada, possivelmente as luzes chamarão mais atenção, certo? Pois é, sobre isso que falaremos hoje, quando os profissionais desenham as luzes para proporcionar essa sensação.


A partir do XX, nas atribuições da carreira dos arquitetos, surgiram estudos sobre como aplicar a iluminação artificial nos ambientes. Conhecida como luminotécnica ou Light Design está é uma das áreas da arquitetura que vem crescendo país.


Dentro do Light Design são conciliados os amplos conhecimentos do arquiteto. Porém, o foco é voltado para a iluminação nos projetos de interiores e exteriores. E assim como na confecção de projetos de arquitetura convencionais o gosto dos clientes é de extrema relevância, e deve ser levado em consideração.


Trabalhar com Light Design hoje está em alta! É o que garante o especialista Rogério França. “Nos próximos anos, a demanda será crescente por profissionais qualificados e criativos para a área. Profissionais que saibam lidar de forma eficiente com a iluminação serão extremamente valorizados”.



Segundo o professor há variados segmentos com necessidades de profissionais em iluminação. "Hoje o projetista de iluminação ou Light Design pode atuar em vários segmentos dentro ou fora da arquitetura."


Além de ambientes internos, arquitetos especializados em Light Design precisam ter a sensibilidade em relação a utilização harmônica da iluminação artificial também em ambientes externos. Ter a consciência e o discernimento em saber evitar o excesso de luz, ou seja, a poluição luminosa. Logo a Iluminação precisa ser confortável.


Relacionado: Conforto acústico na arquitetura


Infelizmente, o uso irracional dos sistemas de iluminação causam efeitos indesejáveis no meio ambiente como: danos à flora (o não crescimento ou não florescimento de plantas, por exemplo), a fauna (a desorientação de animais de hábitos noturnos), além do consumo excessivo de energia elétrica. Portanto, é fundamental saber planejar e utilizar lâmpadas, luminárias e acessórios adequadamente para o melhor resultado em áreas externas.


Segundo Rogério França, para se aprimorar na área de luminotécnica é necessário fazer um curso de especialização, assim o aluno pode se tornar profissional na área e saber aplicações de, equipamentos, cálculos luminotécnicos, criação de ambientes propícios e atmosferas, projetos luminotécnicos, automação e etc.


"O mais importante é sempre se manter atualizado, luminotécnica não é uma disciplina fácil, as tecnologias mudam muito rapidamente e o estudo é constante." - Disse Rogério França.

Assim, não basta apenas sair fazendo apenas tendo noção do que trata o assunto, é preciso estudo sobre o tema, lugar, entre outros fatores, para poder fazer o melhor trabalho possível no mercado.



Light Design - Estratégias Básicas


A luz desempenha um papel essencial na nossa capacidade de perceber o mundo ao nosso redor; o sistema de iluminação desempenha um papel crítico na forma como percebemos um espaço e pode até influenciar o modo como agimos nesse espaço. A iluminação pode afetar o desempenho, humor, moral, segurança, segurança e decisões.


Primeiramente para produzir o Light Design correto é perguntar para que o espaço é usado. O projetista de iluminação pode determinar a quantidade de luz, qualidade de cor, brilho e direção.


Nesse artigo descreveremos apenas alguns passos básicos para desenvolvimento de um projeto de iluminação. No entanto, analisaremos as diversas maneiras pelas quais os profissionais de iluminação olham para o Light Design.


Light Design Simples


Uma maneira é garantir que o sistema de iluminação:


1) forneça iluminação ambiente para orientação e tarefas gerais no espaço;

2) iluminação de locais que exijam mais atenção;



3) acentue a iluminação para destacar objetos especiais de interesse ou para guiar os ocupantes.

Um exemplo é um plano de escritório aberto com estações de trabalho; podemos fornecer luminárias indiretas para fornecer iluminação ambiente, de forma a realçar e destacar peças de arte corporativa nas paredes.


Uma abordagem padrão típica do projeto de iluminação é, após determinar como o espaço é usado, fornecer iluminação geral, e localizada, afim a atender essas necessidades. A iluminação geral fornece um nível de luz geralmente uniforme no plano de trabalho em todo o espaço iluminado.


A iluminação geral localizada é semelhante, mas é mais adequada à localização das tarefas no espaço iluminado. A iluminação localizada, também chamada de iluminação suplementar, é usada para fornecer luz a uma área específica. A iluminação de tarefas fornece luz sob medida para uma tarefa específica.


Light Design Sofisticada


Uma maneira de se realizar projetos de iluminação mais sofisticados, é focar não apenas em simplesmente fornecer quantidade de luz par aos locais específicos, mas também na arte de usar a luz para produzir ou causar um efeito determinado. Para explicar essa última abordagem, que trata de como a direção da luz é controlada, vamos começar com um objeto.


Luz chave


Light-Design-luz-chave

















Quando iluminamos um objeto de uma fonte pontual de luz, chamamos de luz-chave; destaca contornos no objeto e cria sombras; o efeito exato depende do ângulo do feixe de luz. Na maioria das vezes, queremos acender o objeto para que possamos ver sua parte frontal. Nestes casos, a fonte de luz pode ser melhor posicionada na frente e ao lado do objeto em um ângulo de 45 °.


Luz de preenchimento





















Vamos supor que precisamos preencher a luz, de forma direcional ou difusa. Em nosso exemplo, poderíamos projetar uma luz direcional no objeto a partir da direção oposta da luz, suavizando ou eliminando as sombras, dependendo da intensidade da luz de preenchimento em relação à intensidade da luz do lugar.


Também poderíamos colocar fontes de luz atrás do objeto para iluminar a sala inteira uniformemente. Na figura abaixo, vemos a Chave de Luz complementado por uma única luz de preenchimento.


Luz de Silhueta









Suponha que quiséssemos enfatizar a forma do objeto como uma silhueta. Nesse caso, suavizaríamos ou até eliminaríamos a luz-chave e a luz de preenchimento direcional, e forneceríamos apenas luz de preenchimento, intensa ou difusa, dependendo da clareza da silhueta e do drama que queremos produzir.


Luz de Levantamento


Suponha que quiséssemos clarear um objeto. O efeito da irradiação pode causar um efeito desejável ou indesejável de forma incomum. Os efeitos variam de normais a estranhos. Um exemplo é colocar muita iluminação da paisagem para acentuar arbustos e árvores.


Luz de Efeito e brilho


Para adicionar uma atmosfera de elegância, poderíamos adicionar pequenos pontos de interesse de iluminação sob a forma de brilho. Esse efeito pode ser produzido tanto produzindo reflexos nítidos em superfícies lisas e blilhantes, como exemplo: prataria em um restaurante, ou fazendo da própria fonte de luz uma fonte de interesse, como com um lustre. Cuidado com o brilho em tais casos.


Luz em Superfícies














Nas paredes ou na superfície de um objeto, podemos mudar o modo como a luz os impacta, para que possamos produzir diferentes efeitos. Suponha que temos uma parede de tijolos com uma textura áspera que queremos enfatizar.


Poderíamos iluminar tal superfície, significando que a luz atingiria a superfície em um ângulo agudo.
















Neste caso, a fonte de luz seria colocada perto da parede. Agora suponha que a parede seja mais lisa e queremos enfatizar essa suavidade. Nós poderíamos iluminar essa parede em um ângulo mais amplo.


A seleção da estratégia ou combinação de estratégias dependerá novamente de como o espaço é usado. Em um ambiente de varejo, pode ser desejável fornecer luzes fortes para acentuar e dramatizar as mercadorias.


Enquanto que em um escritório essas fortes concentrações de acentuação e sombreamento podem se mostrar visualmente fatigantes.


Relacionado: Influências do clima na arquitetura

Relacionado: Arquitetura Minimalista


22 visualizações
  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram Oficial

CNPJ: 36.190.165/0001-10

Formas de Pagamento

©2018 por StudioD3D.