O que é Marketing digital, e como ele pode influenciar na sua carreira profissional

Atualizado: 5 de Abr de 2019


Vivemos em um tempo em que as pessoas usam a Internet para tudo. Seja pagando contas online, comprando mantimentos para a semana, comprando um presente, planejando férias, ou qualquer outra coisa, as pessoas estão acessando seus computadores, smartphones e tablets para conduzir seus negócios online todos os dias.


A crescente popularidade da Internet criou uma enorme oportunidade para pessoas comuns e empresas expandirem sua influência nos negócios para o mundo do virtual. As tradicionais empresas físicas estão cada vez mais migrando para a loja online, onde tudo pode ser comprado com um clique conveniente de um botão do mouse, existindo a possibilidade de venda 24 horas por dia.


O que é um profissional de marketing digital?


A crescente tendência de digitalizar negócios criou a necessidade de um novo tipo de profissionais: aqueles bem versados ​​nos negócios e na arte do marketing digital.


Essas pessoas possuem o conhecimento e as habilidades necessárias para aproveitar o poder da Internet com o objetivo de criar campanhas eficazes de email, blogs da comunidade, sites, postagens em mídias sociais e muito mais, tudo voltado a conectar-se com os consumidores de hoje. A demanda por profissionais de marketing digital está crescendo exponencialmente.


O campo da carreira de marketing digital engloba muitos empregos de nicho, ou seja, não precisa ter uma carreira especifica para ser profissional de marketing, qualquer profissional pode se especializar em marketing digital, e expandir o seu negócio relacionado a seu nicho.


O marketing digital inclui, mas não se limita aos seguintes cargos:


  • Desenvolvedor de Conteúdo Online

  • Marketing de mídia social

  • Especialista em otimização de mecanismos de pesquisa

  • Especialista em análise de negócios

  • Gestão de marcas

  • Especialista em marketing móvel

  • Web designerBlogger profissional

  • Especialista em pesquisa

  • Email Marketer


Qual é o objetivo do marketing digital?


Um profissional de marketing digital bem-sucedido terá uma ampla gama de habilidades projetadas para se conectar e ter uma forte influência positiva sobre os clientes que desejam saber mais sobre um determinado produto ou serviço. O objetivo final é aumentar as vendas para os negócios, e o marketing digital é a maneira mais eficiente de atingir esse objetivo.


Habilidades desejáveis ​​de marketing digital:


Para poder alavancar a sua carreira através do marketing digital, é importante dominar as seguintes habilidades:


  • Inbound Marketing - possui a capacidade de utilizar o marketing de entrada para gerar novos leads (possíveis clientes).

  • lexibilidade - Capaz de mudar o que não está funcionando para levá-lo aos objetivos do seu projeto.

  • Habilidades Organizacionais Fortes - Capaz de gerenciar vários aspectos de campanha diferentes ao mesmo tempo.

  • Experiência de vendas - deve ter conhecimento prático de vendas e experiência.

  • O marketing digital exige ser capaz de entender e antecipar mudanças nas tendências de vendas.

  • Branding Experience - Deve possuir a capacidade de criar uma estratégia de branding eficaz.

  • Capaz de criar ótimas páginas de destino para websites.

  • Conhecimento de plataformas de escrita de conteúdo, como o Word Press.

  • Habilidades de Mídia Social Fortes - Deve ser capaz de criar posts de mídias sociais eficazes, potencialmente 'virais', visando aumentar a exposição da marca ou do produto. Esses tipos de postagens são altamente compartilháveis ​​entre os usuários de mídia social.

  • Uma familiaridade e compreensão de como as Ferramentas de Análise Digital funcionam.

  • Capacidade de reconhecer e reconfigurar conteúdo com baixo desempenho com o objetivo de aumentar a exposição da marca e a interação com o cliente.

  • Conhecimento em HTML - Capaz de usar HTML para criar sub-cabeçalhos atraentes e outros conteúdos visualmente atraentes.

  • Search Engine Optimization (SEO) Experience - Ter uma sólida compreensão de como funciona o SEO é fundamental para o aumento do ranking dos mecanismos de busca. Quanto maior a classificação da empresa, maior a probabilidade de as pessoas clicarem no site da empresa nos resultados da consulta do mecanismo de pesquisa.

  • Forte capacidade de utilizar plataformas de publicidade, como o Google AdWords, para criar anúncios eficazes.


Que tipo de pessoa é melhor para uma carreira em marketing digital?


Será que existe essa pessoa? Vamos ver a seguir.


O marketing digital está em grande crescimento e evolução. À medida que mais canais de comunicação se tornam disponíveis, cresce também a necessidade de pessoas qualificadas para acompanhar as demandas. O tipo de pessoa mais adequada para se destacar em marketing digital é alguém que possui certas qualidades de personalidade.


  • Apaixonado - Essa pessoa tem uma curiosidade inata e desejo de criar.

  • Inovador - essa pessoa pode pensar de maneira inovadora para encontrar maneiras novas e interessantes de alcançar novos clientes.

  • Paciente - Alguém que está começando no marketing digital deve entender que às vezes é um processo de tentativa por erro. Eles devem ser capazes de exercer paciência consigo mesmos e com o processo.Possui um grau de êxtase ao interagir com os clientes.

  • Habilidades de escuta fortes - os profissionais de marketing digital bem-sucedidos entendem a importância de ouvir o que os clientes dizem e o que não dizem, com o objetivo de criar relacionamentos e lealdade de confiança.


Os clientes “falam” através dos seus hábitos de compra. É relativamente fácil entender o que um cliente está dizendo quando gosta de um determinado produto ou serviço, conforme refletido em suas compras. Se eles não estão respondendo bem aos esforços de marketing digital, é importante ser capaz de descobrir por que isso acontece.


Orientada por metas - para ter sucesso no marketing digital, é importante estabelecer metas, tanto de curto prazo quanto de longo prazo, e trabalhar diligentemente no sentido de atingir essas metas.Possua uma Personalidade Social - O marketing digital exige que alguém seja uma criatura social por natureza.


Os tipos de pessoas que melhor sucedem nesse campo de carreira são extrovertidas e extrovertidas quando interagem com os clientes.Intuitivo - Aqueles que fazem uma carreira recompensadora em marketing digital tendem a entender instintivamente, com o tempo, o que seus clientes desejam e se esforçam para entregá-los a eles consistentemente.


Agora o Marketing Digital direto é uma boa escolha de carreira?


O marketing direto é uma boa e gratificante escolha de carreira para qualquer um que:

Seja criativo;Goste de resolver problemas;Goste de escrever;Goste de ajudar as pessoas a encontrar soluções viáveis;Seja analítico;Goste de realizar pesquisas digitais;Tem uma personalidade social;Prospera em um ambiente de trabalho acelerado;Goste de desafios;Seja um pensador objetivo.


Como começar a estudar marketing digital


Atualmente, existem várias maneiras diferentes de começar a usar o marketing digital. A primeira dela, é exatamente o que é representado, ou seja, estudar bons materiais disponíveis na internet.


O treinamento de marketing digital pode ser obtido com um curso online sob a direção de outra pessoa que tenha experiência de marketing digital e que principalmente tenha alcançado os frutos maduros trazidos por ele no seu negócio.


Existem bons seminários e cursos online disponíveis. Outros métodos podem incluir:


1. Seguir vários sites de marketing digital estabelecidos em diferentes plataformas de mídia social, quem possuem resultados.

2. Construir uma rede de especialistas experientes e bem sucedidos no setor. Aproveite o tempo para desenvolver seu network com essas pessoas, com o objetivo de aprender a dominar as habilidades existentes e adquirir novas habilidades.

3. Criar e promover sua marca como uma maneira de mostrar sua capacidade de marketing digital.

4. Procurar se desenvolver constantemente no marketing digital. A própria internet pode te ajudar.


O que o futuro reserva para o marketing digital?


A economia do setor digital está se expandindo a uma taxa de aproximadamente 10 vezes mais do que na economia mais tradicional. Essa taxa de crescimento e mudança fenomenais significa que a demanda por profissionais de marketing digital experientes e conhecedores está superando a oferta atual. Sempre que a demanda excede a oferta, há uma certa medida de segurança no emprego.


Não há como voltar aos velhos tempos e às velhas formas de fazer negócios. Uma revolução digital está sobre nós. A tecnologia continua a melhorar, avançar e evoluir em um ritmo de entorpecimento mental.


À medida que mais empresas clamam por se manterem relevantes e competitivas no mercado digital, maior será a demanda por profissionais de marketing digital qualificados e experientes. O marketing digital é uma boa escolha de carreira para quem quer trabalhar na vanguarda dessa revolução técnica.



Artigos relacionados:

- Modelo de Marketing Digital para ganhar dinheiro na internet

- Pense fora da caixa

22 visualizações
  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram Oficial

CNPJ: 36.190.165/0001-10

Formas de Pagamento

©2018 por StudioD3D.