SIGNIFICADO DAS CORES E SUA PSICOLOGIA

Atualizado: 5 de Abr de 2019

Nós vemos as cores em todos os lugares, a todo o momento – mas, já parou para pensar sobre o impacto que cada uma dessas cores está tendo em nós? Seja o efeito calmante dos céus azuis e campos verdes, ou o vermelho e amarelo intuitivos de sua cadeia de fastfood, cada cor desperta uma emoção.


Há toda uma ciência (e arte) diferente nos significados das cores. Como Arquiteto ou designer, é essencial estar ciente desses significados para ajudá-lo a escolher sabiamente suas cores e explorar o poder mágico da psicologia de cada uma delas.


Para um projeto de design ou arquitetura, existem todos os tipos de lugares onde a cor terá um comportamento singular. Você pode pensar imediatamente em uma parede sala ou do quarto, ou uma fachada de uma loja.


As escolhas de cores também serão significativas em todos os materiais de comunicação e marketing digital e em elementos de marca, como por exemplo: logotipo, cartões de visita, sites, mídias sociais, e-mails, apresentações e também ferramentas off-line, como panfletos e embalagens de produtos.

Milhões de anos de condicionamento biológico criaram certas associações entre cores e objetos ou emoções, enquanto algumas associações podem ser mais recentes.


Entender essas associações despertará as emoções de seu cliente, provocando sensações específicas e talvez até um determinado comportamento. Os sentimentos são muito mais poderosos do que os pensamentos racionais baseados em fatos e números, e a aplicação da psicologia das cores tornará seus esforços e projetos muito mais eficazes.


Escolhendo cores para seu projeto



Vamos pensar no comportamento das cores no marketing, pois a aplicação é a mesma.

Antes de entrar nos significados de cores diferentes, há algumas coisas que você deve ter em mente primeiro:


· Seu público-alvo - Você sempre deverá começar com uma ideia clara dos desejos do seu cliente. Nos projetos para crianças, os pais exigiram uma abordagem diferente dos projetos para consumidores convencionais.


· Sua personalidade – A marca é mais masculina ou feminina, lúdica ou séria, moderna ou clássica? Você precisará ter uma boa noção da identidade dela para poder escolher o melhor ajuste de cores.


· Sua concorrência - Essa é difícil: às vezes você vai querer seguir as regras do seu nicho para garantir que as pessoas reconheçam o que você faz e, às vezes, você vai querer quebrar essas regras para se destacar contra a multidão, por meio uma abordagem nova e inovadora, o que, pode ser perigos, porque nem sempre os que os outros fazer é aquilo que você também deve fazer.


Lembre-se, entenda seu cliente, e você saberá o que fazer.

Algumas coisas a se observar também:


· Diferenças culturais - Vermelho representa boa sorte na China, mas na África do Sul significa a cor do luto. Os americanos associam o verde ao dinheiro, pois essa é a cor das notas de dólar, mas esse não é o caso no mundo todo.


Você precisará ser sensível a essas diferenças, dependendo de onde estiver trabalhando. As cores também podem mudar em importância ao longo do tempo: o azul costumava ser visto como uma cor forte e masculina, enquanto o rosa era uma cor totalmente feminina.


· Sombras e tons - Uma cor pode ter um significado geral, mas tons mais claros podem variar drasticamente em comparação com tons mais escuros, enquanto tonalidades mais naturais e suaves diferirão das cores artificiais.


Certifique-se de observar as associações específicas dos diferentes tons e tons. Por exemplo, se você estiver usando verde, não assuma que só porque você escolheu um tom de verde, vai ser uma boa opção para uma marca ecologicamente correta.


· Combinações de cores - Você provavelmente usará mais de uma cor e precisará pensar em quais cores funcionam bem em conjunto e quais cores secundárias podem ajudar a realçar.

Agora vamos explorar o que todas essas cores significam…

Todos os significados da cor do arco-íris.


Vermelho é para energia, paixão e perigo

O que significa


O vermelho está associado ao calor da energia e paixão, nós "vemos vermelho" quando estamos com raiva e também é a cor do sangue, tornando-se uma cor poderosa. Pense no vermelho de um caminhão de bombeiro ou no sinal de "parada" no trânsito.


Diz-se também que o vermelho estimula o apetite, e é por isso que é popular em cadeias de fast food - a mais famosa no McDonald's , que combina vermelho com outra cor primária, amarelo.


A Netflix usa o vermelho para atrair usuários à sua plataforma. Outra famosa marca vermelha é a Coca-Cola (e, como diz a história, foi a campanha de marketing da Coca-Cola que marcou o vermelho do Papai Noel).


Será interessante ver o que acontece com o recente redesenho das embalagens da Coca-Cola, à medida que elas se afastam desse icônico vermelho para combinar com seus novos sabores com outras cores.


Como usá-lo

Se você tem uma marca alta e quer se destacar, então vermelho pode ser a cor para você. Sua alta energia torna uma ótima opção para bebidas com cafeína, carros velozes ou esportes. Com suas qualidades estimulantes de apetite, é uma boa opção para restaurantes que querem atrair clientes famintos.


Ele também pode ser usado como uma cor de destaque para chamar a atenção para algo em sua embalagem ou para fazer com que os visitantes "comprem agora" em seu site.


Laranja é para criatividade, juventude e entusiasmo

O que significa


Como cor secundária, o laranja combina o calor e o calor do vermelho com a diversão e a alegria do amarelo. Ele atrai a atenção sem ser tão ousado quanto o vermelho, e é usado para sinais de alerta como cones de trânsito e roupas de alta visibilidade.


É uma cor enérgica que pode trazer à mente saúde e vitalidade, dada a sua óbvia ligação com as laranjas e a vitamina C. É também uma cor jovem, trazendo um elemento de vibração e diversão.


Um bom exemplo de usar laranja para se conectar com um público jovem de uma forma divertida é o Nickelodeon. Para promover energia e atividade, o Gatorade usa um raio alaranjado, enquanto o laranja também é uma cor popular para bebidas tropicais como Fanta.


Pode haver razões históricas incomuns por trás da escolha da cor pela marca: a marca de luxo Hermès escolheu laranja porque foi o único cartão disponível durante a Segunda Guerra Mundial! É uma cor confiante, mas geralmente não associada ao luxo.


Como usá-lo


A laranja pode ser uma ótima opção para uma marca jovem e criativa que quer ser um pouco diferente. É uma cor amigável que também estimula a ação, assim, como o vermelho, pode ser usado como uma cor de destaque para atrair os olhos e promover a atividade.


Amarelo é para felicidade, esperança e espontaneidade

O que significa


Ah, amarelo é a cor do sol, rostos sorridentes e girassóis. É uma cor feliz, cheia de esperança e positividade. É outra cor que chama a atenção e, por essa razão, também pode ser usada para indicar cautela, como vermelho e laranja.


Os arcos dourados do McDonald's (bem, eles são amarelos, na verdade) são um símbolo reconhecido mundialmente que pode ser visto de longe e imediatamente associado à comida rápida. Da mesma forma, a tag amarela da Best Buy indica um custo reduzido para seus clientes preocupados com isso.


Como usá-lo

O amarelo é uma ótima opção se velocidade, diversão e baixo custo forem atributos que você deseja associar à sua marca. Tenha cuidado com diferentes tonalidades: um amarelo brilhante atrairá a atenção das pessoas imediatamente e é uma forma útil de realçar ou acentuar um design, um amarelo pálido ou quente pode parecer natural e saudável, enquanto um amarelo néon pode ser muito artificial.


Verde é para natureza, crescimento e harmonia – mas também riqueza e estabilidade

O que significa


O verde é universalmente associado à natureza, ligado à grama, às plantas e às árvores. Também representa crescimento e renovação, sendo a cor da primavera e do renascimento. Outra associação é “do sinal verde” para ir em frente, dando-lhe uma associação com a ação.


Nos EUA, o verde (e especialmente o verde escuro) também está associado ao dinheiro e, portanto, representa prosperidade e estabilidade.


O verde também é frequentemente visto como uma quarta cor em cima do vermelho, amarelo e azul primários (acho que Microsoft e Google ), trazendo uma sensação de equilíbrio visual e, como resultado, uma influência relaxante e relaxante.


AS marcas famosas que usam diferentes tons de verde incluem: Starbucks , Spotify, Guaraná Antártica.


Como usá-lo


A conexão com a natureza torna o verde uma escolha natural. Para uma marca que seja ecologicamente correta, orgânica ou sustentável. Tal como acontece com o amarelo, desconfie do fato de que enquanto tons suaves ou mais claros de verde podem representar a natureza, as versões de neon terão o efeito oposto e se sentirão mais artificiais e menos harmoniosas.


Em um site, uma chamada verde para a ação pode sugerir “ir” – embora a batalha continue com botões vermelhos, o que pode sugerir urgência.


Azul é para calma, confiança e inteligência

O que significa


O azul é a cor mais popular do mundo, tanto quando se trata de preferências pessoais (para ambos os sexos) quanto de uso em logotipos comerciais. É uma cor serena e calmante representa inteligência e responsabilidade. É a cor ideal para instituições corporativas confiáveis, muitas vezes em combinação com um cinza maduro:


· Empresas de TI, como Intel, Microsoft, IBM, HP, Dell

· Instituições financeiras, por exemplo, American Express, Visa, Goldman Sachs, Paypal;

· Grandes empresas, como a Procter & Gamble, a General Electric, a General Motors, a Boeing e a Lowe's;

· O azul também é a escolha natural para a rede profissional LinkedIn.


Curiosamente, o azul é a cor de escolha para muitas outras redes sociais também. Facebook, por exemplo é azul - aparentemente porque o fundador Mark Zuckerberg é daltônico.


Vermelho, verde e azul é a cor mais vívida que ele pode ver. A associação com confiança e confiabilidade funciona bem no contexto de uma rede social, com todas as preocupações sobre privacidade de dados e assim por diante.


Vicê verá que o Twitter também é azul, bem como o Instagram, o VKontakte da Rússia e até mesmo o site de mídia social, Mashable.


Como usá-lo


Se você quer ser imediatamente associado ao profissionalismo e à confiança, então o azul é a cor para você. Desde que é universalmente apreciado, também é uma ótima opção se você quiser apelar para a masculinidade de homens e a feminilidade das mulheres.


Sua associação com calma e tranquilidade, significa que o azul também é um bom ajuste se o seu projeto está relacional ao relaxamento e calma, terapia ou meditação.


Roxo é para luxo, mistério e espiritualidade

O que significa


O roxo é uma fera interessante: é quente e frio e combina a paixão e a energia do vermelho com a calma e a serenidade do azul. Por causa de suas associações com a realeza, a púrpura é inerentemente prestigiosa e luxuosa.


O corante roxo era historicamente caro, o que significava que apenas os governantes ricos podiam pagar. As classes dominantes e reis e rainhas de antigamente usavam púrpura e a Rainha Elizabeth I proibia até mesmo alguém de fora da família real de usá-la.


O roxo também está associado à religião e à espiritualidade, uma vez que os antigos governantes eram considerados descendentes dos deuses e a cor tem um significado especial nas religiões, incluindo o catolicismo, o judaísmo e o budismo.


Curiosamente, as marcas nem sempre são tão estratégicas na escolha das cores como deveriam ser. Yahoo, como a história conta, acabou roxo porque essa era a cor de tinta mais barata disponível para renovar os escritórios.


Você pode ver um uso mais típico de roxo na marca Asprey, uma empresa de luxo britânica com uma herança que remonta a 1700 e um mandado real para cada monarca britânico desde a rainha Victoria.


Como usá-lo


Use roxo quando quiser evocar aquelas conexões reais e luxuosas - combine-o com ouro para aquele ‘uauu’ extra. Ou use-o quando quiser adicionar uma pitada de misticismo e espiritualidade. Adicione um pouco de verde para um contraste realmente marcante ou com rosa para enfatizar o feminino.


Cor preta

O preto é para poder, elegância e sofisticação.


O que significa


Embora o preto possa ter conotações negativas, como a cor da morte, do medo e do luto – ela está geralmente associado ao poder e à elegância, quando se trata de branding e marketing. Já na arquitetura conota juventude alternativa e elegância.


É ousada, poderosa e um pouco misteriosa e pode ser intimidante e inacessível também. Ao mesmo tempo, é uma cor inerentemente neutra e é frequentemente usada para tipografia e outros elementos funcionais.


Marcas de luxo, como a Chanel e a Dior, mantêm as coisas elegantes com um icônico logotipo em preto-e-branco. Marcas como essas querem ser um pouco intimidadoras e inacessíveis, o que as torna mais exclusivas e ambiciosas.


O logotipo do James Bond 007 é preto. Os logotipos dos jornais também tendem a ficar pretos, dadas as históricas impressoras a preto e branco. Naturalmente, a maioria das marcas terá uma versão em preto-e-branco de seu logotipo, já que a impressão em preto e branco tende a ser mais barata que a impressão em cores.


Como usá-lo

Se você quer transmitir uma sensação de luxo, não pode dar errado com um simples esquema de cores em preto e branco. Combinado com um ouro, prata ou porque não um roxo real, você dará à sua marca um ar de exclusividade e prestígio.


Por outro lado, o preto também pode ser usado com cores vivas para contraste e, quando combinado com outras cores poderosas como vermelho ou laranja, pode ser bastante impactante, até mesmo agressivo.


Branco é para pureza, inocência e minimalismo

O que significa


Se você conhece sua ciência, então saberá que a luz branca na verdade contém todas as cores do arco-íris - mas, pelo menos a olho nu, o branco é o oposto: é a ausência de qualquer cor.


Branco representa pureza e inocência e cria uma estética minimalista. Pode ser muito simples, limpo e moderno. É também a cor mais neutra de todas e pode ser bastante descritiva como base para outras cores mais excitantes.


A publicidade e a embalagem da Apple oferecem uma ilustração poderosa de como o branco pode ser usado para uma estética moderna e minimalista que coloca o belo design do produto no centro das atenções.


Marc Jacobs imprime um logotipo preto simples em caixas de varejo de luxo brancas e sacolas de compras. Marcas de saúde e beleza que querem transmitir um ar de pureza e ingredientes naturais também tendem a usar branco em suas embalagens. É também uma opção óbvia para marcas de casamento, dada a tradicional associação com a virgindade e vestidos de noiva brancos.


Como usá-lo


O espaço em branco pode ser tão importante em um design quanto todos os outros elementos criativos. O branco tende a ser a cor usada para os planos de fundo do site, pois garante que o texto seja fácil de ler.


Também é usado frequentemente como um acento secundário em um esquema de cores. Juntamente com os pastéis, pode trazer à mente a primavera e a feminilidade; combinado com preto simples, torna-se clássico e minimalista. Quando se trata de branco, a combinação com as outras cores pode representar muitas coisas diferentes.


Cinza é para profissionalismo, formalidade e convencionalidade

O que significa


O cinza é uma cor mais madura e responsável, associada aos cabelos grisalhos da velhice. Suas conotações positivas incluem formalidade e confiabilidade, enquanto o lado negativo pode significar ser excessivamente conservador, convencional e carente de emoção. É seguro e bastante subjugado, sério e reservado.


Cinza raramente é a estrela do show. A Nintendo favoreceu brevemente um logotipo cinza de 2008 a 2016, mas desde então voltou ao vermelho anterior. A marca de jóias Swarovski tem um logotipo cinza, embora, se você olhar para o site, a versão usada seja preta. É mais provável que você veja a cor cinza como uma cor secundária, desempenhando um papel de suporte para algum outro personagem mais forte.


Como usá-lo


Use cinza se você tiver uma marca séria e quiser comunicar a autoridade e a estabilidade de uma instituição corporativa. Combine com azul para o máximo em conservadorismo e confiabilidade.


É também uma cor muito popular em web design. Você pode considerar usar o cinza como uma alternativa ao branco para obter um segundo plano mais suave do site ou como uma alternativa ao texto em preto para obter um contraste menos severo e facilitar a leitura.


Marrom é para integridade, calor e honestidade

O que significa


O castanho é uma cor natural, associada à terra e, como resultado, proporciona uma sensação de estabilidade e apoio. Dada a sua ligação com a terra, o marrom traz à mente agricultura e agricultura e outras atividades ao ar livre. É caloroso e amigável, prático e confiável, e também pode representar o antiquado e bem estabelecido.


Marrom não é usado com freqüência em logotipos, porém é bastante utilizado na arquitetura, principalmente quando se usa madeira nas fachadas das edificações.


Quando é utilizada em logotipos, tende a representar utilidade. Embora o azul seja a cor corporativa típica, o UPS usou marrom para representar confiabilidade (junto com uma adição posterior de amarelo para trazer um elemento de calor e amizade). Até recentemente (bem, 2010), eles até usavam a cor em seu slogan: “O que o marrom pode fazer por você?”


Marrom é uma cor quente e neutra que você pode usar como pano de fundo que transmite calor e salubridade. Usá-lo para uma marca de terra e em um emparelhamento natural com verde para realmente capturar essa sensação orgânica.


Você também pode usar marrom para dar a impressão de uma herança bem estabelecida e um senso de tradição. A cor marrom funciona bem para marcas de chocolate, por razões óbvias.


Rosa é para feminilidade, diversão e romance

O que significa


Nos tempos modernos, é impossível ver rosa e não pensar em meninas, algodão doce e chiclete de cores vivas. Rosa representa feminilidade e romance, sensibilidade e ternura. É inerentemente doce, fofo e encantador.


Juntamente com marrom, rosa está entre as cores menos comuns em logotipos. Usos típicos de rosa brilhante incluem Barbie e Cosmopolitan, com seus óbvios mercados-alvo, e Baskin Robbins e Dunkin 'Donuts, que estão entrando no lado "doce" da cor.


Empresas de casamentos e outras marcas femininas

geralmente preferem um rosa mais claro. Os usos menos típicos incluem as marcas Lyft e TMobile - ambas, que visam se destacar de seus concorrentes e trazer um elemento de diversão e acessibilidade.


Como usá-lo


Usar rosa é um atalho rápido para comunicar “isto é para mulheres” e se você sabe que vai apelar para o seu público feminino, então é uma ótima escolha. Para algumas audiências, porém, pode ser desanimador e você pode querer ser mais criativo na comunicação da feminilidade sem recorrer a clichês.


Você também pode usá-lo de maneiras inesperadas para se destacar contra seus concorrentes maçantes e sombrios ou adicionar um elemento surpreendente a um design sofisticado.


Multicolorido é para diversão, diversidade e otimismo



Nós olhamos para os significados das cores individuais. Então, o que acontece quando você as une? Quais sentimentos são evocados com desenhos multicoloridos? Bem, enquanto a marca monocromática pode trazer foco e estilo, a marca colorida pode mostrar que uma marca é lúdica, informal e criativa.


Como você pode imaginar, as marcas infantis geralmente usam designs multicoloridos - pense na Toys "R" Us ou na Crayola - mas as marcas adultas também podem ser criativas!


O Google usa várias cores em seu logotipo para representar a ludicidade da marca. Um caso interessante é o ebay , que tinha um logotipo similarmente colorido até 2017, quando simplificou seu logotipo para uma cor em seu marketing (embora o logotipo colorido ainda seja usado no site).


Da mesma forma, a Apple evoluiu seu logotipo da maçã listrada multicolorida para uma de prata mais elegante.


Como usá-lo

Por que escolher uma quando você pode escolher todas elas ?! Usar muitas cores em sua marca e designs pode ser uma ótima maneira de se destacar, mostrar sua ludicidade e atrair as crianças ou um público mais criativo.


Pense se você deseja usar cores complementares para fornecer um 'pop' real (cores opostas na roda de cores, por exemplo, roxo e laranja), cores análogas para uma harmonia maior (cores que ficam próximas umas das outras, por exemplo , vermelho, laranja e amarelo).


Cores metálicas são para riqueza, prosperidade e sucesso

O que significa


Ouro e prata são ambos metais preciosos, associados a riquezas e jóias caras. Muitas vezes combinada com preto, adicionando um toque de metal cintilante pode imediatamente dar uma marca que elemento de glamour.


O ouro é também a cor de um vencedor, associado à medalha do primeiro lugar, e pode representar sucesso. É uma cor quente relacionada ao amarelo e, como resultado, compartilha os atributos de se sentir brilhante e alegre.


A prata é mais fria e um pouco menos luxuosa, chegando em segundo lugar, mas ainda representa graça e elegância. O bronze de terceiro lugar captura as qualidades do marrom e, portanto, é mais terreno, natural e maduro.


A Rolex usa uma coroa de ouro em seu logotipo, enquanto a Lamborghini e a Porsche também usam elementos de ouro. O monograma da Louis Vuitton poderia ser considerado dourado e marrom (embora a sombra dourada seja na verdade chamada de "sujeira!").


Claramente, o ouro é a cor do luxo! Por outro lado, a prata é muito usada nos logotipos de carros - VW , Toyota , Hyundai , Nissan , Audi e Mercedes - onde denota qualidade e mão-de-obra.


Como usá-lo


Os efeitos metálicos podem ser difíceis de recriar on-line - são mais materiais ou texturas do que cores. O ouro é essencialmente um amarelo brilhante, a prata é cinza brilhante e bronze marrom brilhante.


Você ainda pode sugerir tons metálicos em um site ou em um logotipo usando sombreamento e realce, mas o impacto total será visto em materiais impressos, onde você pode usar um papel alumínio para obter esse brilho metálico. Para um olhar que diz instantaneamente "luxo", você não pode errar com preto e ouro.


Dirigindo-se para o mundo da cor

Então lá vai você, uma jornada épica através de cores, emoções e identidades de marca.

Claro, não é uma ciência exata. As pessoas podem ter preferências pessoais que anulam quaisquer tendências biológicas mais profundas, as culturas variam em suas interpretações e pode haver outras coisas que você queira levar em consideração também.


Agora que você conhece as regras, pode brincar com elas e ver o que funciona para você. Sinta-se livre para também para quebrar as regras, se você for uma pessoa rebelde (risos).


Apenas certifique-se de que você está fazendo isso de propósito e não escolhendo combinações de cores malucas sem considerar o efeito que elas podem ter.


Agora que você sabe o que cada cor significa, você quer saber como escolher as cores perfeitas para o seu negócio?

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